Estou acordado e hipnotizado?

Estou acordado e hipnotizado?

Estou acordado e hipnotizado?

A grande fuga

Você já teve “um daqueles dias” em que perdeu temporariamente as chaves do carro ou da casa? Perdeu um item que você “apenas tinha em suas mãos”? Perdeu a saída da autoestrada que você está tomando há anos?

Você pode ter experimentado uma condição conhecida como hipersugestibilidade, um estado de hipnose de vigília ou aumento da sugestionabilidade a fatores ambientais. Em outras palavras, você é facilmente distraído ou desviado da concentração.

Gostamos de dizer no Instituto Valdir Dias que a hipnose pode ser descrita como um mecanismo de fuga que todos experimentamos quando “sobrecarregados, estressados, fatigados, famintos, superaquecidos ou congelando”. É o nosso mecanismo natural de luta ou fuga em ação. O voo (ou hipnose) é “A Grande Fuga”.

Em sua forma mais extrema, a experiência de hipnose de vigília pode ser descrita como:

  • Se você já se pegou procurando pelo seu celular enquanto falava ao celular… você pode estar em hipnose.
  • Se você está procurando seus óculos de leitura, enquanto usa seus óculos de leitura… você pode estar em hipnose.
  • Se você estiver procurando por seus óculos de sol, ou óculos de leitura, enquanto os segura na mão ou eles estão em cima de sua cabeça… você pode estar em hipnose.

Uma das experiências mais comuns das pessoas na “hipnose do despertar” é quando elas se apaixonam. Certamente a condição de estar apaixonado é uma emoção supremamente forte. Tão intenso que pode ser esmagador (ou sobrecarregado). Mesmo sendo uma experiência positiva, as pessoas nesse estado emocional tornam-se intensamente “sugestionáveis” umas às outras, às vezes se vendo fazendo coisas que de outra forma nunca teriam considerado. Essa supersugestibilidade é o mesmo que hipersugestibilidade.

Pense em como as pessoas descrevem “estar apaixonado”:

Estou fora de mim, estou de cabeça para baixo, e o amor é cego. Em certo ponto de vista podemos ter o amor como a interrupção do funcionamento normal do cérebro.

Outros fatores que podem criar esse estado mental hipersugestível são a depressão, condições ambientais extremas (clima muito quente ou frio), dor crônica ou outro desconforto físico, queda do nível de açúcar no sangue e estresse ou ansiedade extremos.

Consequências da Hipersugestibilidade:

  • Incapacidade de manter a concentração ou foco em uma tarefa ou atividade – podemos nos distrair facilmente.
  • Na hipnose, há alguma amnésia – perdemos ou perdemos as chaves do carro ou carteiras.
  • Experimentamos a distorção do tempo – nossa percepção do tempo pode acelerar ou desacelerar.
  • Experimentamos uma capacidade prejudicada de tomar decisões.
  • Sentimos uma lentidão ou peso no corpo.

Soluções: 5-4-3-2-1-0 – Alongue-se! – 0-1-2-3-4-5

A solução imediata mais simples é fazer algum alongamento concentrado de vários grupos musculares. O alongamento sempre auxilia uma maior percepção da presença consciente ou a saída da hipnose.

No cenário clínico, o hipnoterapeuta guia o cliente para um estado muito mais profundo de hipnose usando um mecanismo (geralmente 5-4-3-2-1-0) e outras técnicas de aprofundamento. Sugestões são dadas para bloquear o cliente de negativos. Depois de experimentar este estado mais profundo do que o normal, o cliente torna-se mais consciente quando “contado” da hipnose (0-1-2-3-4-5, olhos abertos, bem acordado).

O cliente é então encorajado a “contar a si mesmo”, com alongamento, muitas vezes durante as horas de vigília, às vezes a cada hora.

Quando você sai da hipnose, você escapa da “Grande Fuga”.

Publicações Recente

Terapia Hipnose

Estou acordado e hipnotizado?

Hipnose Conheça os Famosos que Realizaram, Valdir Dias Pode Auxiliar você a encontrar o seu tratamento para a questão que você precisa.

Conheça Valdir Dias
hipnose para ansiedade em campinas valdir dias

Olá, meu nome é Valdir Dias, sou hipnoterapeuta clínico,
meu trabalho é fazer você tratar suas questões usando a Hipnose Clínica. 

Newsletter

Assine nossa newsletter e fique por dentro do mundo da hipnose clínica.

Compromisso de proteger sua privacidade.

Publicações