O que é hipnoterapia e como funciona?

O que é hipnoterapia e como funciona?

A hipnoterapia é um dos métodos terapêuticos que parecem ter saído de um filme de ficção. Então, a técnica usada por terapeuta também pode ser chamada de hipnose clínica.

A hipnose ganhou força nos últimos anos, quando YouTubers começaram a demonstrar a técnica. E é assustador, pois o hipnotizado parece obedecer a tudo que seu “mestre” mandar. Todavia, por mais que pareça mágica, não tem nada de surreal na técnica.

Basicamente, o hipnólogo utiliza nossa própria mente como forma de nos dominar. Com tudo o que muitos não sabem é que a técnica pode ser usada para tratar doenças.

 

Tratamentos de doenças mentais

Existem inúmeras maneiras de tratar um transtorno mental. Os problemas psicológicos são graves e precisam de tratamentos para que a pessoa possa ter uma vida saudável. Um dos tratamentos que podem ser usados para melhorar a vida desses pacientes é a hipnoterapia.

Muitas doenças como por exemplo depressão, ansiedade e até problemas mais graves como Borderline, podem ser causados por situações do passado. Porém, para o tratamento funcionar corretamente o paciente precisa lutar contra esses traumas.

Por se tratar de um tratamento mais direto, os pacientes relatam que percebem uma melhora mais rápida que com outros tipos de tratamento. Além disso, uma das principais causas de problemas mentais são nossas crenças e padrões errados. Porém, a hipnoterapia consegue resolver isso facilmente e gera uma nova forma de se comportar.

Entretanto, para realizar o tratamento com o uso das ferramentas da hipnose, é preciso auxílio de um profissional.

 

Alteração da mente

Diversos documentários retratam o funcionamento da mente humano. Com tudo, ninguém conhece perfeitamente tudo que a mente humana oferece.

Pense em um Iceberg, nossa mente e nosso agir é apenas a ponta. Então, abaixo dessa ponta ainda existe muita coisa.

Dessa maneira, apenas o visível não consegue modificar problemas internos. Tudo que somos e sentimos está submerso dentro de uma área do cérebro que alguns estudiosos chamam de subconsciente.

Pode parecer ridículo, mas é possível alterar a forma como pensamos com algumas técnicas na hipnoterapia. Dessa forma, para quem quer acabar com algum vício ou controlar a ansiedade, a hipnoterapia pode ser a solução.

 

Hipnose funciona?

Sim e não. Portanto, assim como tudo na vida, a hipnose depende de inúmeros fatores para funcionar. O primeiro e talvez mais importante item da lista é sobre o paciente.

Não existe tratamento que funcione sem o consentimento do paciente. Dessa forma, a hipnose não funciona se você não se controlar totalmente nela.

É comum vermos em desenhos animados, uma espécie de relógio que hipnotiza quem o vê. Porém, na vida real isso pode ser um pouco diferente, mas a ideia é a mesma.

 O objetivo é se concentrar tanto que gere na mente um estado de abertura total. Além disso, é bom deixar claro que a hipnose comum e a hipnose clínica possuem diferenças.

Enquanto uma é usada como entretenimento, a outra é usada para tratar graves questões psicológicas.

 

Mente subconsciente o que é?

Vamos começar falando da parte considerada mais importante da mente humana. Sobretudo para a hipnoterapia, o subconsciente é o ponto mais importante.

Isso porque tudo que somos e sentimos está nessa parte da nossa mente.

Dessa forma, para resolver problemas profundos, o primeiro passo é cuidar do subconsciente.

Tudo que vivemos acaba sendo armazenado em nossas mentes. Portanto, muitos dos traumas que sofremos fica guardado no subconsciente e prejudica a nossa vida e também o nosso consciente.

Além disso, a parte subconsciente do nosso cérebro é onde a hipnoterapia trabalha. Dessa forma, é possível mudar padrões ruins de pensamentos ou até mesmo curar doenças e vícios.

 

Diferenças para a mente consciente?

A mente subconsciente possui algumas facetas que se diferem da mente consciente. Enquanto quem realmente somos fica num setor subconsciente, quem desejamos ser e transmitir às pessoas fica na parte consciente.

Nossas falas, decisões e até a memória de curto prazo ficam nesse setor do cérebro. Com tudo, para tratar problemas psicológicos é preciso ir mais fundo, e o consciente não realiza isso. Todavia, nós sozinhos não conseguimos realizar isso.

A mente consciente tem pouca participação no que somos. Pois, ela apenas nos ajuda a contornar situações ruins e problemáticas. Além disso, ela apenas capta nossas memórias, mas quem armazena e cuida é o nosso subconsciente.

 

A hipnoterapia funciona na prática?

A resposta é sim. Porém, isso varia de caso para caso, e se a pessoa não conseguir ser hipnotizada pode ser por conta de vários problemas. Como todo tratamento, a hipnoterapia não funciona pra todos.

O primeiro processo para obter bons resultados na hipnoterapia é procurar um bom profissional.

Dessa forma, pesquise antes de ir atrás de um psicólogo especialista em hipnose. Não é fácil realizar uma hipnose bem sucedida, e para um tratamento médico é preciso um profissional realmente eficiente.

 

Passos para ter sucesso com a técnica

Primeiro de tudo, siga o que mencionamos acima. Procure um hipnoterapeuta experiente e que você tenha confiança. Pois, a falta de confiança no profissional pode gerar uma trava na sua mente e impedir a hipnose de acontecer.

A hipnose é uma técnica centenária, e por conta disso muitas vertentes foram surgindo. Com tudo, mesmo existindo várias formas de realizar uma hipnose, nem todas podem servir para você.

Em segundo lugar, você precisa acreditar na hipnose como forma de tratar o seu problema. Isso porque devido a forma como tratam a técnica na internet, muitos desconfiam se realmente ela funciona. Além disso, surge também a ideia de ser uma brincadeira.

Então, caso você não confie na técnica, ela com certeza não vai funcionar pra você.

Além disso, procure sempre um médico psiquiatra também, para compreender a dimensão do seu problema. Por mais que seja importante realizar a hipnoterapia, existem casos em que medicamentos também são necessários.

Dessa forma, caso você tenha se interessado pela técnica siga todos esses passos e mantenha com a mente aberta. Para dessa forma conseguir lidar com o tratamento da maneira mais adequada

Publicações Recente

Óculos hipnótico - Tudo o que você precisa saber
Terapia Hipnose

O que é hipnoterapia e como funciona?

Voltado para tratamentos de hipnose, o óculos hipnótico é totalmente profissional. Sendo utilizado principalmente para tratar fobias e problemas semelhantes.

Conheça Valdir Dias
hipnose para ansiedade em campinas valdir dias

Olá, meu nome é Valdir Dias, sou hipnoterapeuta clínico,
meu trabalho é fazer você tratar suas questões usando a Hipnose Clínica. 

Newsletter

Assine nossa newsletter e fique por dentro do mundo da hipnose clínica.

Compromisso de proteger sua privacidade.

Publicações